Qual é o papel da liderança em tempos de máquinas pensantes?

Carlos H. Piassa
Por Carlos H. Piassa
Fundador
Publicado em 10 de Julho de 2025

Quem cuida de gente e tecnologias rege o negócio

Na última quinta-feira, a CH9 promoveu uma imersão em gestão de pessoas e IA exclusiva para clientes.

Realizado no auditório do edifício sede da CH9, o evento reuniu 41 gestores das áreas de recursos humanos e tecnologias da informação, com o objetivo de preparar a média gestão para o futuro acelerado, no qual liderar nunca foi tão desafiador.

Durante a abertura do evento, Carlos Henrique Piassa, CEO da CH9 levantou a seguinte questão: “Como está a interatividade entre as áreas de RH e TI?”. Para ele, essa interação é fundamental à mudança trazida pela IA. “A área de RH deve buscar respostas da liderança para essa mudança”, conclui.

“O ideal é começar por nós. Mudar a nós mesmos é difícil. Requer mostrar nossas vulnerabilidades, assumi-las e buscar a mudança”, disse Rodrigo Paiva, Ex-VP da Microsoft.

Liderar na era dos algoritmos: Como preparar pessoas e organizações para um futuro acelerado

Paiva abrilhantou a imersão com a palestra “Como preparar pessoas e organizações para um futuro acelerado”, trazendo um assunto extremamente crítico para o desenvolvimento das organizações. “O novo líder precisa de habilidade digital, curadoria e orquestração”, recomenda.

Aliás, Paiva explica que a nova liderança deve ir além de algoritmos. “Algoritmos são conjuntos de instruções que levam a máquina a realizar uma tarefa. A IA generativa depende de algoritmos para funcionar, mas vai além de seguir um conjunto de regras pré-definidas”, conclui.

Segundo Paiva, estamos vivendo uma nova cultura de aprendizado, na qual não é mais sobre o que nós sabemos, mas sim sobre como aprender mais e, nesse caso, conseguir atuar melhor dentro das nossas funções e ser melhor. “A IA vai continuar tendo os vieses, como nós seres humanos temos nossos. A gente só tem que aprender mais sobre o que a gente não sabe – muito mais do que confirmar os nossos prompts”, conclui.

Como a IA está transformando a gestão de pessoas

Em painel dedicado a cases de especialistas convidados e dúvidas da plateia, Lucas Constâncio, coordenador de talentos da Suporte Rei, disse que trouxe para dentro do time de Recursos Humanos um profissional de TI com experiência em dados para trabalhar. Para ele, essa interação é fundamental para gerar informações valiosas à gestão de pessoas.

Segundo Letícia Toniello, supervisora de recursos humanos das concessionárias do Grupo Toniello, a área de desenvolvimento de pessoas já vivencia a transformação trazida pela IA. “O grupo está fazendo testes com IA na parte de recrutamento e seleção, absenteísmo e turnover”, afirma.

Quem cuida de gente e tecnologias rege os negócios

Enquanto a IA redefine o trabalho, o papel da liderança se torna ainda mais essencial, para guiar, transformar e entregar valor de forma consistente aos negócios.

Ambientes de alta disrupção exigem mais do que adaptação: exigem liderança que provoque, com coragem para abrir espaço para o novo e clareza para sustentar a estratégia.

Assista aos melhores momentos da Imersão em Gestão de Pessoas e IA no nosso canal do Youtube e fique por dentro das tendências que vão impactar o seu negócio.

Conte com o time da CH9 para guiar a sua empresa rumo a essas transformações.
 

Guiando pessoas e empresas para a transformação dos negócios Por: Carlos H. Piassa | 21 de Setembro de 2022
CONTATO

Vamos Conversar?


CH9 Consultores Empresariais

(16) 3621-9220

Av. Fernando Ferreira Leite, 1520, Sala 712
Ribeirão Preto | SP | 14026-020
© CH9 - Consultores Empresariais - Declaração de Termos e Privacidade
Fale Conosco pelo WhatsApp